Seja bem vindo

Se você já possui cadastro na nossa loja, informe abaixo seus dados de login para entrar

Cód. Produto: 9788522813438

A escola no espelho: a representação do aluno

(es):
Editora:
40 20
  • 1x de R$ 20.00 sem juros
  • 2x de R$ 10.53 com juros
  • 3x de R$ 7.14 com juros
  • 4x de R$ 5.44 com juros

Calcule o frete e o prazo

loader
Tipo de entrega Entrega* Valor

* O prazo de entrega inicia-se no 1º dia útil após a confirmação do pagamento. Informações referentes apenas para 01 unidade deste item.

"A prova. Não, a grande prova, que todos os professores falam finalmente aconteceu, caiu como se fosse uma bomba-relógio nas nossas mesas, o silêncio que nunca era ouvido na nossa sala, onde gritos de alunos e professores estressados por nossa culpa não foram ouvidos, nem bolas de papel e apagadores pela sala foram vistos. Foi como se tivesse acontecido um choque de ordem na nossa turma (...)" (Ana, 8º ano - excerto de redação).

 

A obra explora como o aluno é imaginado e se imagina nos espaços, tempos e contextos da escola. Desenvolve uma articulação engendrada entre conceitos originários da psicologia social e da educação de modo a consolidar teoricamente os dados empíricos cuidadosamente coletados no universo escolar.

 

Tem como metáfora o espelho, sendo esse a própria escola que, por sua vez, espelha a sociedade e reflete, por feixes de luz e veias de articulação sociointerativas o ambiente, a comunidade, a vida acadêmica, o poder, a subalternidade.

 

A partir de uma etnografia da escola, convida a adentrar os muros, compreender a reflexividade das ações, dos significados, da projeção do eu no outro, do eu nos espaços escolares e auxilia a ver trilhas possíveis da pesquisa em educação.

 

Com texto claro e objetivo, o livro constitui-se num aporte de consulta para professores, pesquisadores e pessoas interessadas em aprender como se dão as intrincadas tramas da pesquisa na escola e como o "fazer etnográfico" se dá nesse campo.

 

Sobre as autoras

 

Walcéa Barreto Alves - Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFF, docente no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Líder do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais (Neceers/UFF/CNPq), é editora da Revista Aleph Online (UFF). Graduada em Psicologia (UERJ). Mestre em Educação (Uerj), doutora em Educação (UFF), com pós-doutorado em Educação (Uerj).

 

Mary Rangel - Professora titular de Didática (UFF). Docente nos programa de pós-graduação em Educação da UFF e em Ciências Médicas (Uerj). Professora titular da área de Ensino-Aprendizagem (Uerj). Líder dos grupos de pesquisa Ação Docente Continuada (UFF/Uerj/CNPq) e Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência (Uerj/CNPq). Doutora em Educação (UFRJ), com pós-doutorado em Psicologia Social (PUC-SP).

Dimensões:
23,0cm x 16,0cm x 1,0cm
Páginas:
174
Acabamento:
Brochura
ISBN:
9788522813438
Código:
9788522813438
Código de barras:
9788522813438
Edição:
Data de Edição:
12/11/2019
Data de Lançamento:
12/11/2019
Idioma:
Português
Peso:
295
  • Informações do produto Seta - Abrir

    "A prova. Não, a grande prova, que todos os professores falam finalmente aconteceu, caiu como se fosse uma bomba-relógio nas nossas mesas, o silêncio que nunca era ouvido na nossa sala, onde gritos de alunos e professores estressados por nossa culpa não foram ouvidos, nem bolas de papel e apagadores pela sala foram vistos. Foi como se tivesse acontecido um choque de ordem na nossa turma (...)" (Ana, 8º ano - excerto de redação).

     

    A obra explora como o aluno é imaginado e se imagina nos espaços, tempos e contextos da escola. Desenvolve uma articulação engendrada entre conceitos originários da psicologia social e da educação de modo a consolidar teoricamente os dados empíricos cuidadosamente coletados no universo escolar.

     

    Tem como metáfora o espelho, sendo esse a própria escola que, por sua vez, espelha a sociedade e reflete, por feixes de luz e veias de articulação sociointerativas o ambiente, a comunidade, a vida acadêmica, o poder, a subalternidade.

     

    A partir de uma etnografia da escola, convida a adentrar os muros, compreender a reflexividade das ações, dos significados, da projeção do eu no outro, do eu nos espaços escolares e auxilia a ver trilhas possíveis da pesquisa em educação.

     

    Com texto claro e objetivo, o livro constitui-se num aporte de consulta para professores, pesquisadores e pessoas interessadas em aprender como se dão as intrincadas tramas da pesquisa na escola e como o "fazer etnográfico" se dá nesse campo.

     

    Sobre as autoras

     

    Walcéa Barreto Alves - Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFF, docente no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Líder do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais (Neceers/UFF/CNPq), é editora da Revista Aleph Online (UFF). Graduada em Psicologia (UERJ). Mestre em Educação (Uerj), doutora em Educação (UFF), com pós-doutorado em Educação (Uerj).

     

    Mary Rangel - Professora titular de Didática (UFF). Docente nos programa de pós-graduação em Educação da UFF e em Ciências Médicas (Uerj). Professora titular da área de Ensino-Aprendizagem (Uerj). Líder dos grupos de pesquisa Ação Docente Continuada (UFF/Uerj/CNPq) e Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência (Uerj/CNPq). Doutora em Educação (UFRJ), com pós-doutorado em Psicologia Social (PUC-SP).

  • Especificações Seta - Abrir
    Dimensões:
    23,0cm x 16,0cm x 1,0cm
    Páginas:
    174
    Acabamento:
    Brochura
    ISBN:
    9788522813438
    Código:
    9788522813438
    Código de barras:
    9788522813438
    Edição:
    Data de Edição:
    12/11/2019
    Data de Lançamento:
    12/11/2019
    Idioma:
    Português
    Peso:
    295