A escola no espelho: a representação do aluno
Tipo de entrega | Entrega* | Valor |
---|
* O prazo de entrega inicia-se no 1º dia útil após a confirmação do pagamento. Informações referentes apenas para 01 unidade deste item.
"A prova. Não, a grande prova, que todos os professores falam finalmente aconteceu, caiu como se fosse uma bomba-relógio nas nossas mesas, o silêncio que nunca era ouvido na nossa sala, onde gritos de alunos e professores estressados por nossa culpa não foram ouvidos, nem bolas de papel e apagadores pela sala foram vistos. Foi como se tivesse acontecido um choque de ordem na nossa turma (...)" (Ana, 8º ano - excerto de redação).
A obra explora como o aluno é imaginado e se imagina nos espaços, tempos e contextos da escola. Desenvolve uma articulação engendrada entre conceitos originários da psicologia social e da educação de modo a consolidar teoricamente os dados empíricos cuidadosamente coletados no universo escolar.
Tem como metáfora o espelho, sendo esse a própria escola que, por sua vez, espelha a sociedade e reflete, por feixes de luz e veias de articulação sociointerativas o ambiente, a comunidade, a vida acadêmica, o poder, a subalternidade.
A partir de uma etnografia da escola, convida a adentrar os muros, compreender a reflexividade das ações, dos significados, da projeção do eu no outro, do eu nos espaços escolares e auxilia a ver trilhas possíveis da pesquisa em educação.
Com texto claro e objetivo, o livro constitui-se num aporte de consulta para professores, pesquisadores e pessoas interessadas em aprender como se dão as intrincadas tramas da pesquisa na escola e como o "fazer etnográfico" se dá nesse campo.
Sobre as autoras
Walcéa Barreto Alves - Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFF, docente no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Líder do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais (Neceers/UFF/CNPq), é editora da Revista Aleph Online (UFF). Graduada em Psicologia (UERJ). Mestre em Educação (Uerj), doutora em Educação (UFF), com pós-doutorado em Educação (Uerj).
Mary Rangel - Professora titular de Didática (UFF). Docente nos programa de pós-graduação em Educação da UFF e em Ciências Médicas (Uerj). Professora titular da área de Ensino-Aprendizagem (Uerj). Líder dos grupos de pesquisa Ação Docente Continuada (UFF/Uerj/CNPq) e Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência (Uerj/CNPq). Doutora em Educação (UFRJ), com pós-doutorado em Psicologia Social (PUC-SP).
- Dimensões:
- 23,0cm x 16,0cm x 1,0cm
- Páginas:
- 174
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9788522813438
- Código:
- 9788522813438
- Código de barras:
- 9788522813438
- Edição:
- 1ª
- Data de Edição:
- 12/11/2019
- Data de Lançamento:
- 12/11/2019
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 295
-
Informações do produto
"A prova. Não, a grande prova, que todos os professores falam finalmente aconteceu, caiu como se fosse uma bomba-relógio nas nossas mesas, o silêncio que nunca era ouvido na nossa sala, onde gritos de alunos e professores estressados por nossa culpa não foram ouvidos, nem bolas de papel e apagadores pela sala foram vistos. Foi como se tivesse acontecido um choque de ordem na nossa turma (...)" (Ana, 8º ano - excerto de redação).
A obra explora como o aluno é imaginado e se imagina nos espaços, tempos e contextos da escola. Desenvolve uma articulação engendrada entre conceitos originários da psicologia social e da educação de modo a consolidar teoricamente os dados empíricos cuidadosamente coletados no universo escolar.
Tem como metáfora o espelho, sendo esse a própria escola que, por sua vez, espelha a sociedade e reflete, por feixes de luz e veias de articulação sociointerativas o ambiente, a comunidade, a vida acadêmica, o poder, a subalternidade.
A partir de uma etnografia da escola, convida a adentrar os muros, compreender a reflexividade das ações, dos significados, da projeção do eu no outro, do eu nos espaços escolares e auxilia a ver trilhas possíveis da pesquisa em educação.
Com texto claro e objetivo, o livro constitui-se num aporte de consulta para professores, pesquisadores e pessoas interessadas em aprender como se dão as intrincadas tramas da pesquisa na escola e como o "fazer etnográfico" se dá nesse campo.
Sobre as autoras
Walcéa Barreto Alves - Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFF, docente no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Líder do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais (Neceers/UFF/CNPq), é editora da Revista Aleph Online (UFF). Graduada em Psicologia (UERJ). Mestre em Educação (Uerj), doutora em Educação (UFF), com pós-doutorado em Educação (Uerj).
Mary Rangel - Professora titular de Didática (UFF). Docente nos programa de pós-graduação em Educação da UFF e em Ciências Médicas (Uerj). Professora titular da área de Ensino-Aprendizagem (Uerj). Líder dos grupos de pesquisa Ação Docente Continuada (UFF/Uerj/CNPq) e Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência (Uerj/CNPq). Doutora em Educação (UFRJ), com pós-doutorado em Psicologia Social (PUC-SP).
-
Especificações
- Dimensões:
- 23,0cm x 16,0cm x 1,0cm
- Páginas:
- 174
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9788522813438
- Código:
- 9788522813438
- Código de barras:
- 9788522813438
- Edição:
- 1ª
- Data de Edição:
- 12/11/2019
- Data de Lançamento:
- 12/11/2019
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 295