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Cód. Produto: 9788522813643

A vida social das coisas - As mercadorias sob uma perspectiva cultural

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Publicado originalmente em 1986, "A vida social das coisas" segue como uma referência fundamental para os debates acerca das relações entre bens e mercadorias, antropologia do consumo e cultura material, consagrando-se como o representante de uma "antropologia da materialidade”, como prefere falar seu organizador, Arjun Appadurai.

 

O signicado que as pessoas atribuem às coisas deriva necessariamente de transações e motivações humanas, particularmente de como essas coisas são usadas e circulam. Os colaboradores deste volume examinam como as coisas são vendidas e comercializadas em diversas congurações sociais e culturais, presentes e passadas.

 

Concentrando-se em aspectos culturalmente definidos de troca e processos de circulação socialmente regulados, os ensaios iluminam as maneiras pelas quais as pessoas encontram valor nas coisas e as coisas dão valor às relações sociais. Ao olhar para as coisas como se fossem vidas sociais, os autores fornecem uma nova maneira de entender como o valor é externalizado e procurado.

 

Reeditado em 2021 pela Eduff, contém contribuições de historiadores e antropólogos sociais americanos e britânicos, num passo importante em nossa compreensão da base cultural da vida econômica e da sociologia da cultura.

 

A edição brasileira conta com introdução de Laura Graziela Gomes:


"A coletânea organizada por Arjun Appadurai em 1988 vem completar e somar-se ao conjunto de textos acadêmicos produzidos no contexto da antropologia anglo-americana e francesa sobre o tema do consumo e do consumismo modernos nas três últimas décadas do século XX, mas que começaram a ser publicados entre nós somente nos últimos anos (a partir de 2000).

 

"Uma característica fundamental desses textos foi a retomada de uma perspectiva propriamente socioantropológica sobre o fenômeno do consumo, que desautorizava algumas teses vigentes de caráter transcendente e moral. Esta abordagem surgiu, portanto, como uma 'terceira via' para aqueles que não se adequavam ou não conseguiam mais enxergar este importante fato social do mundo contemporâneo - o consumo - pela ótica exclusiva das polarizações e dos dualismos.

 

"Autores como Bourdieu, Mary Douglas, Marshall Sahlins, Colin Campbell, Daniel Miller e outros demonstraram exatamente o contrário, sem caírem na tentação de destituírem o sentido e a importância das formas de sociabilidade tradicionais criadas a partir da família, da produção e do trabalho. Baseados em pesquisas empíricas, eles mostraram que o consumo está na base da formação do gosto, da distinção, sem o que não se poderia falar de individualismo e de estratégias de reprodução de muitos grupos e identidades sociais no mundo moderno. Assim, além de produzir vínculos sociais, o consumo também gera formas particulares de solidariedade, confiança e sociabilidade fundamentais para a vida social.

 

"O livro é importante não apenas pelas respostas que cada autor encontrou no seu universo de pesquisa para esta proposição, e que o leitor terá condições de avaliar, mas pela evocação de algo importante em termos metodológicos. A coletânea nos faz lembrar que a pesquisa sociológica não pode de forma alguma ficar refém de objetos pré-construídos."

 

Autor(es):
Arjun Appadurai (Org.)
Dimensões:
21,0cm x 14,0cm x 0,0cm
Páginas:
368
Acabamento:
Brochura
ISBN:
9788522813643
Código:
9788522813643
Edição:
Data de Edição:
30/12/2020
Data de Lançamento:
07/05/2021
Idioma:
Português
Peso:
505
  • Informações do produto Seta - Abrir

    Publicado originalmente em 1986, "A vida social das coisas" segue como uma referência fundamental para os debates acerca das relações entre bens e mercadorias, antropologia do consumo e cultura material, consagrando-se como o representante de uma "antropologia da materialidade”, como prefere falar seu organizador, Arjun Appadurai.

     

    O signicado que as pessoas atribuem às coisas deriva necessariamente de transações e motivações humanas, particularmente de como essas coisas são usadas e circulam. Os colaboradores deste volume examinam como as coisas são vendidas e comercializadas em diversas congurações sociais e culturais, presentes e passadas.

     

    Concentrando-se em aspectos culturalmente definidos de troca e processos de circulação socialmente regulados, os ensaios iluminam as maneiras pelas quais as pessoas encontram valor nas coisas e as coisas dão valor às relações sociais. Ao olhar para as coisas como se fossem vidas sociais, os autores fornecem uma nova maneira de entender como o valor é externalizado e procurado.

     

    Reeditado em 2021 pela Eduff, contém contribuições de historiadores e antropólogos sociais americanos e britânicos, num passo importante em nossa compreensão da base cultural da vida econômica e da sociologia da cultura.

     

    A edição brasileira conta com introdução de Laura Graziela Gomes:


    "A coletânea organizada por Arjun Appadurai em 1988 vem completar e somar-se ao conjunto de textos acadêmicos produzidos no contexto da antropologia anglo-americana e francesa sobre o tema do consumo e do consumismo modernos nas três últimas décadas do século XX, mas que começaram a ser publicados entre nós somente nos últimos anos (a partir de 2000).

     

    "Uma característica fundamental desses textos foi a retomada de uma perspectiva propriamente socioantropológica sobre o fenômeno do consumo, que desautorizava algumas teses vigentes de caráter transcendente e moral. Esta abordagem surgiu, portanto, como uma 'terceira via' para aqueles que não se adequavam ou não conseguiam mais enxergar este importante fato social do mundo contemporâneo - o consumo - pela ótica exclusiva das polarizações e dos dualismos.

     

    "Autores como Bourdieu, Mary Douglas, Marshall Sahlins, Colin Campbell, Daniel Miller e outros demonstraram exatamente o contrário, sem caírem na tentação de destituírem o sentido e a importância das formas de sociabilidade tradicionais criadas a partir da família, da produção e do trabalho. Baseados em pesquisas empíricas, eles mostraram que o consumo está na base da formação do gosto, da distinção, sem o que não se poderia falar de individualismo e de estratégias de reprodução de muitos grupos e identidades sociais no mundo moderno. Assim, além de produzir vínculos sociais, o consumo também gera formas particulares de solidariedade, confiança e sociabilidade fundamentais para a vida social.

     

    "O livro é importante não apenas pelas respostas que cada autor encontrou no seu universo de pesquisa para esta proposição, e que o leitor terá condições de avaliar, mas pela evocação de algo importante em termos metodológicos. A coletânea nos faz lembrar que a pesquisa sociológica não pode de forma alguma ficar refém de objetos pré-construídos."

     

  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    Arjun Appadurai (Org.)
    Dimensões:
    21,0cm x 14,0cm x 0,0cm
    Páginas:
    368
    Acabamento:
    Brochura
    ISBN:
    9788522813643
    Código:
    9788522813643
    Edição:
    Data de Edição:
    30/12/2020
    Data de Lançamento:
    07/05/2021
    Idioma:
    Português
    Peso:
    505