Em nome da ordem: o Jornal do Commercio e as batalhas políticas da abolição
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Ao longo de distintas conjunturas políticas na década de 1880, o Jornal do Commercio mobilizou as retóricas da prudência, da ameaça e da dádiva, visando manter sob controle o emancipacionismo gradualista. A suposta defesa de "interesses nacionais" era vendida aos leitores através de sua retórica da neutralidade, se declarando um jornal sem partido.
No entanto, o periódico não se pautava em uma suposta razão nacional, mas, isto sim, em uma razão econômica, considerando o abolicionismo e sua razão social uma ameaça à nação. Todavia, o Jornal do Commercio não era, de fato, um jornal partidário. Não se deve concluir dessa afirmação, entretanto, que ele era um periódico que não tomava partido. Muito pelo contrário, o Jornal do Commercio tomava partido: o partido da situação e da conservação, ou seja, era um periódico situacionista e conservador.
Nas batalhas políticas da abolição, o Jornal do Commercio falava em nome da ordem.
- Autor(es):
- Roger Aníbal Lambert da Silva
- Dimensões:
- 23,0cm x 16,0cm x 0,0cm
- Páginas:
- 214
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9786558310006
- Código:
- 9786558310006
- Código de barras:
- 9786558310006
- Edição:
- 1ª
- Data de Edição:
- 27/09/2021
- Data de Lançamento:
- 27/09/2021
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 342
-
Informações do produto
Ao longo de distintas conjunturas políticas na década de 1880, o Jornal do Commercio mobilizou as retóricas da prudência, da ameaça e da dádiva, visando manter sob controle o emancipacionismo gradualista. A suposta defesa de "interesses nacionais" era vendida aos leitores através de sua retórica da neutralidade, se declarando um jornal sem partido.
No entanto, o periódico não se pautava em uma suposta razão nacional, mas, isto sim, em uma razão econômica, considerando o abolicionismo e sua razão social uma ameaça à nação. Todavia, o Jornal do Commercio não era, de fato, um jornal partidário. Não se deve concluir dessa afirmação, entretanto, que ele era um periódico que não tomava partido. Muito pelo contrário, o Jornal do Commercio tomava partido: o partido da situação e da conservação, ou seja, era um periódico situacionista e conservador.
Nas batalhas políticas da abolição, o Jornal do Commercio falava em nome da ordem.
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Especificações
- Autor(es):
- Roger Aníbal Lambert da Silva
- Dimensões:
- 23,0cm x 16,0cm x 0,0cm
- Páginas:
- 214
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9786558310006
- Código:
- 9786558310006
- Código de barras:
- 9786558310006
- Edição:
- 1ª
- Data de Edição:
- 27/09/2021
- Data de Lançamento:
- 27/09/2021
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 342