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Cód. Produto: 9786558310006

Em nome da ordem: o Jornal do Commercio e as batalhas políticas da abolição

Editora:
63 31.5
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Ao longo de distintas conjunturas políticas na década de 1880, o Jornal do Commercio mobilizou as retóricas da prudência, da ameaça e da dádiva, visando manter sob controle o emancipacionismo gradualista. A suposta defesa de "interesses nacionais" era vendida aos leitores através de sua retórica da neutralidade, se declarando um jornal sem partido.

 

No entanto, o periódico não se pautava em uma suposta razão nacional, mas, isto sim, em uma razão econômica, considerando o abolicionismo e sua razão social uma ameaça à nação. Todavia, o Jornal do Commercio não era, de fato, um jornal partidário. Não se deve concluir dessa afirmação, entretanto, que ele era um periódico que não tomava partido. Muito pelo contrário, o Jornal do Commercio tomava partido: o partido da situação e da conservação, ou seja, era um periódico situacionista e conservador.

 

Nas batalhas políticas da abolição, o Jornal do Commercio falava em nome da ordem.

Autor(es):
Roger Aníbal Lambert da Silva
Dimensões:
23,0cm x 16,0cm x 0,0cm
Páginas:
214
Acabamento:
Brochura
ISBN:
9786558310006
Código:
9786558310006
Código de barras:
9786558310006
Edição:
Data de Edição:
27/09/2021
Data de Lançamento:
27/09/2021
Idioma:
Português
Peso:
342
  • Informações do produto Seta - Abrir

    Ao longo de distintas conjunturas políticas na década de 1880, o Jornal do Commercio mobilizou as retóricas da prudência, da ameaça e da dádiva, visando manter sob controle o emancipacionismo gradualista. A suposta defesa de "interesses nacionais" era vendida aos leitores através de sua retórica da neutralidade, se declarando um jornal sem partido.

     

    No entanto, o periódico não se pautava em uma suposta razão nacional, mas, isto sim, em uma razão econômica, considerando o abolicionismo e sua razão social uma ameaça à nação. Todavia, o Jornal do Commercio não era, de fato, um jornal partidário. Não se deve concluir dessa afirmação, entretanto, que ele era um periódico que não tomava partido. Muito pelo contrário, o Jornal do Commercio tomava partido: o partido da situação e da conservação, ou seja, era um periódico situacionista e conservador.

     

    Nas batalhas políticas da abolição, o Jornal do Commercio falava em nome da ordem.

  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    Roger Aníbal Lambert da Silva
    Dimensões:
    23,0cm x 16,0cm x 0,0cm
    Páginas:
    214
    Acabamento:
    Brochura
    ISBN:
    9786558310006
    Código:
    9786558310006
    Código de barras:
    9786558310006
    Edição:
    Data de Edição:
    27/09/2021
    Data de Lançamento:
    27/09/2021
    Idioma:
    Português
    Peso:
    342