![Manual de apoio ao desenvolvimento de competências para atuação de preceptores no Sistema Único de Saúde [e-book PDF]](https://checkout.eduff.com.br/resizer/view/false/false/true/false/719.jpg)
Manual de apoio ao desenvolvimento de competências para atuação de preceptores no Sistema Único de Saúde [e-book PDF]
E-book em formato PDF
(Versão impressa disponível aqui)
A proposta deste manual é colaborar para organizar, desenvolver competências, aperfeiçoar habilidades e orientar a atuação do preceptor de qualquer campo da saúde no nível de atenção básica, com elementos que fortaleçam a sua preparação pedagógica e qualifiquem a aprendizagem dos estudantes acolhidos por eles em seus ambientes de trabalho/formação e conduza a sua rotina de atuação.
A diversificação dos cenários de aprendizagem na área de saúde tem sido recorrente na formação e um reflexo das mudanças pelas quais os cursos de graduação, pós-graduação e formação técnica têm passado nas últimas décadas, com avanço direto para os espaços do Sistema Único de Saúde (SUS), por esses permitirem a vivência em um lócus privilegiado de emergência/necessidade, entremeado por condições e relações político-sociais que condicionam o alcance da resolução dos problemas.
A incorporação de novos cenários de aprendizagem precisa vir acompanhada de uma estrutura logística, técnica e operacional que sustente a mudança com qualidade e fortaleça a pedagogia/andragogia propostas. Considerando ainda que, ao deslocar a aprendizagem para os serviços do SUS, aumenta-se o elenco de atores envolvidos no processo e, consequentemente, a complexidade educacional - que não estará dissociada das ações assistenciais ofertadas, ou seja, cria-se um modus operandi formativo que ultrapassa a relação tradicionalmente conhecida e exclusiva entre docente e discente, e incorpora o profissional atuante no serviço e o usuário que o frequenta.
O propósito não se esgota na compreensão de que fatores intervenientes no processo de formação no SUS ultrapassam a normatização e a padronização (sendo passíveis de transformações periódicas em função das demandas).
Este livro visa também explorar os aspectos comuns que permeiam as atividades dos preceptores da atenção básica à saúde, sejam eles médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros - entre outras categorias -, ao acolher estudantes de diferentes níveis de formação, do ensino técnico profissionalizante, passando pela graduação, pós-graduação em etapa de especialização e mestrados profissionais no campo da Saúde Coletiva, que também inserem seus mestrandos em módulos de aprendizagem no SUS.
- Autor(es):
- Marcos Alex Mendes da Silva
- ISBN:
- 978-65-5831-021-1
- Código:
- 978-65-5831-021-1-PDF
- Edição:
- 1ª
- Coleção:
- Manuais Técnicos, v. 4
- Idioma:
- Português
-
Informações do produto
E-book em formato PDF
(Versão impressa disponível aqui)
A proposta deste manual é colaborar para organizar, desenvolver competências, aperfeiçoar habilidades e orientar a atuação do preceptor de qualquer campo da saúde no nível de atenção básica, com elementos que fortaleçam a sua preparação pedagógica e qualifiquem a aprendizagem dos estudantes acolhidos por eles em seus ambientes de trabalho/formação e conduza a sua rotina de atuação.
A diversificação dos cenários de aprendizagem na área de saúde tem sido recorrente na formação e um reflexo das mudanças pelas quais os cursos de graduação, pós-graduação e formação técnica têm passado nas últimas décadas, com avanço direto para os espaços do Sistema Único de Saúde (SUS), por esses permitirem a vivência em um lócus privilegiado de emergência/necessidade, entremeado por condições e relações político-sociais que condicionam o alcance da resolução dos problemas.
A incorporação de novos cenários de aprendizagem precisa vir acompanhada de uma estrutura logística, técnica e operacional que sustente a mudança com qualidade e fortaleça a pedagogia/andragogia propostas. Considerando ainda que, ao deslocar a aprendizagem para os serviços do SUS, aumenta-se o elenco de atores envolvidos no processo e, consequentemente, a complexidade educacional - que não estará dissociada das ações assistenciais ofertadas, ou seja, cria-se um modus operandi formativo que ultrapassa a relação tradicionalmente conhecida e exclusiva entre docente e discente, e incorpora o profissional atuante no serviço e o usuário que o frequenta.
O propósito não se esgota na compreensão de que fatores intervenientes no processo de formação no SUS ultrapassam a normatização e a padronização (sendo passíveis de transformações periódicas em função das demandas).
Este livro visa também explorar os aspectos comuns que permeiam as atividades dos preceptores da atenção básica à saúde, sejam eles médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros - entre outras categorias -, ao acolher estudantes de diferentes níveis de formação, do ensino técnico profissionalizante, passando pela graduação, pós-graduação em etapa de especialização e mestrados profissionais no campo da Saúde Coletiva, que também inserem seus mestrandos em módulos de aprendizagem no SUS. -
Especificações
- Autor(es):
- Marcos Alex Mendes da Silva
- ISBN:
- 978-65-5831-021-1
- Código:
- 978-65-5831-021-1-PDF
- Edição:
- 1ª
- Coleção:
- Manuais Técnicos, v. 4
- Idioma:
- Português