Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação
Tipo de entrega | Entrega* | Valor |
---|
* O prazo de entrega inicia-se no 1º dia útil após a confirmação do pagamento. Informações referentes apenas para 01 unidade deste item.
O livro examina o lugar que ocupa o carisma na construção da autoridade dos professores de escola pública. De que maneira os docentes adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É a pergunta a responder nesta pesquisa antropológica.
Privilegiando as relações estabelecidas entre professores e alunos nas salas de aula, a análise incide sobre os elementos que atuam no processo de construção e legitimação do carisma professoral.
As performances desempenhadas durante as aulas pelos professores são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes, com o objetivo de compreender quais as técnicas e os recursos que produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica e, consequentemente, tal carisma.
A pesquisa foi baseada em dez meses de trabalho de campo etnográfico e observação direta realizados pelo autor, durante o ano de 2013, em duas turmas do ensino médio numa escola pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Sobre o autor - Bóris Maia é pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitor (INCT-Ineac) e do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep). Doutor e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Graduou-se em Ciências Sociais pela mesma universidade.
- Autor(es):
- Bóris Maia
- Dimensões:
- 21,0cm x 14,0cm x 1,2cm
- Páginas:
- 216
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9788522813230
- Código:
- 9788522813230
- Edição:
- 1ª
- Data de Edição:
- 18/07/2019
- Data de Lançamento:
- 18/07/2019
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 275
-
Informações do produto
O livro examina o lugar que ocupa o carisma na construção da autoridade dos professores de escola pública. De que maneira os docentes adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É a pergunta a responder nesta pesquisa antropológica.
Privilegiando as relações estabelecidas entre professores e alunos nas salas de aula, a análise incide sobre os elementos que atuam no processo de construção e legitimação do carisma professoral.
As performances desempenhadas durante as aulas pelos professores são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes, com o objetivo de compreender quais as técnicas e os recursos que produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica e, consequentemente, tal carisma.
A pesquisa foi baseada em dez meses de trabalho de campo etnográfico e observação direta realizados pelo autor, durante o ano de 2013, em duas turmas do ensino médio numa escola pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Sobre o autor - Bóris Maia é pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitor (INCT-Ineac) e do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep). Doutor e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Graduou-se em Ciências Sociais pela mesma universidade.
-
Especificações
- Autor(es):
- Bóris Maia
- Dimensões:
- 21,0cm x 14,0cm x 1,2cm
- Páginas:
- 216
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9788522813230
- Código:
- 9788522813230
- Edição:
- 1ª
- Data de Edição:
- 18/07/2019
- Data de Lançamento:
- 18/07/2019
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 275